Blog e Posts

agosto 2016

Propriedades físicas do fio de cobre

Propriedades físicas do fio de cobre

O cobre tem uma característica que o torna altamente desejável para a produção de fio: é dúctil, o que significa que pode facilmente ser elaborado em forma de fio. Cientistas da Universidade de Nevada, Reno, descobriram que uma barra de cobre de 4 cm de espessura pode ser aquecida e transformada em um fio mais fino que um fio de cabelo humano e 20 milhões de vezes mais comprido do que a barra original. O cobre também é valorizado pela sua condutividade. Somente a prata é melhor do que ele em sua capacidade de conduzir calor e eletricidade.

História

(mais…)

Origem do Alumínio

Origem do Alumínio

⊙ ETIM fr. alumine, criado por L. Bernard (1737-1816, barão Guyton de Morveau, químico francês), do lat. alūmen,ĭnis ‘1pedra-ume’ e alat. p.ana. com o paroxítono alumina para designar minerais

Substantivo masculino

quím elemento químico muito abundante na crosta terrestre, de número atômico 13 (símb.: Al ) [Us. em aviões, automóveis, edifícios, cabos de transmissão de eletricidade, utensílios de cozinha, embalagens etc.] ☞ cf. TABELA PERIÓDICA.

Curiosidades Explicadas Pela Química

Curiosidades Explicadas Pela Química

Você pode se perguntar o que um televisor tem a ver com Química? A produção de diversos materiais que constituem a televisão depende dos conhecimentos de Química. E isso acontece também com muitos outros produtos presentes em nosso dia a dia, que em cuja composição a ciência está presente. Neste blog você encontrará algumas curiosidades explicadas pela química e muito mais.

Características do Alumínio

Características do Alumínio

Ocorreu em 1827 o primeiro reconhecimento do alumínio como uma propriedade condutora. Porém, sua obtenção em forma física demorou mais alguns anos. Atualmente o alumínio é utilizado em diversos segmentos, sendo um deles na eletricidade. (mais…)