Características do Alumínio

Características do Alumínio

Características do Alumínio

Ocorreu em 1827 o primeiro reconhecimento do alumínio como uma propriedade condutora. Porém, sua obtenção em forma física demorou mais alguns anos. Atualmente o alumínio é utilizado em diversos segmentos, sendo um deles na eletricidade.

É possível utilizá-los em forma de fios e cabo, ideais para instalações elétricas. Possuem alta condutividade de calor e de eletricidade, mas não é o tipo mais popular ou utilizado. O principal fator é devido ao preço, mais alto em comparação aos cabos e fios em cobre.

Mesmo com o preço mais elevado, as características do alumínio superam as do cobre. A massa atômica do alumínio é de 27 u.a, muito mais leve que o cobre.  Já sua resistência é de 0,027 ohm.m: bem maior.

Ao optar pelo uso dos fios ou cabos em alumínio, estará optando por um material com fios e cabos com menor peso molecular, ou seja, mais leves e com resistência elétrica maior do que o cobre.  Além disso, o alumínio ajuda a reduzir os custos totais, pois consegue suportar deformações conhecidas como “barriga”, graças a sua leveza.

social position

Compartilhe este post

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*