Dicas Motores Elétricos

Os motores elétricos são máquinas destinadas a transformar energia elétrica em energia mecânica.

O motor elétrico é o mais utilizado, por combinar as vantagens da  energia elétrica com baixo custo, limpeza e simplicidade de comando, construção simples e grande versatilidade nas aplicações a diversos tipos de cargas.

 

TIPOS

• Motor de corrente contínua

• Motor de corrente alterada

 

MOTOR DE CORRENTE CONTÍNUA

• São motores que precisam de uma fonte de corrente contínua ou dispositivo que converta a corrente alternada em contínua.

• São aplicados em casos especiais, pois o custo é mais elevado

 

MOTOR DE CORRENTE ALTERNADA

• São os mais utilizados, pois a distribuição de energia elétrica normalmente é feita em corrente alternada dentre os motores de corrente alternada, o mais utilizado é o motor assíncrono de indução trifásico ou monofásico.

 

POTÊNCIA

É a força que o motor produz para movimentar a carga com uma determinada velocidade. Pode ser medida em:

• HP (Horse Power)

• CV (Cavalo Vapor)

• KW (Kilo Watt)

 

ROTAÇÃO

É a quantidade de giros no eixo do motor por unidade de tempo, normalmente expressa em rpm (rotação por minuto).

 

TENSÃO:

Existem dois tipos de tensão:

• Monofásica

• Trifásica

 

MONOFÁSICA

É a tensão medida entre fase e neutro.

O motor monofásico está preparado para ser ligado em 110 v ou 220 v, mas existem cidades do interior onde a tensão é bifásico e ligado em 220/440 v.

 

TRIFÁSICA

É a tensão medida entre fases. São os mais utilizados, pois o sistema de alimentação elétrica nas indústrias é trifásico, as voltagens mais utilizadas são 220v, 380v e 440v.

 

FREQUÊNCIA

É o número de oscilações do elemento de movimento dentro de um intervalo de tempo. A frequência da rede de alimentação no Brasil é de 60 hertz (Hz). Isso significa que a tensão da rede repete seu ciclo sessenta vezes a cada segundo.

A frequência é um dado importante, pois influi na notação do motor. Países como a Argentina, Paraguai e Europa, utilizam frequência da rede de 50 Hz

 

GRAU DE PROTEÇÃO

É a proteção do motor contra entrada de corpos estranhos como poeira, fibras, assim como a penetração excessiva de água.

• Motores abertos (IP 21) – Devem trabalhar em ambientes limpos e abrigados.

• Motores fechados (IP 55) – Podem trabalhar em ambientes desabrigados.

• O W (IPW 55) – Indica proteção contra agentes climáticos como chuva, maresia, sereno, etc.

• Motores especiais – Destinados a trabalhar em ambientes perigoso por conterem gases, vapores, ou fibras inflamáveis ou explosivas.

 

CLASSES DE ISOLAMENTO

Definem os tipos de materiais isolantes utilizados no motor no que diz respeito à temperatura de operação. Como exemplo, os motores Standard são fabricados com classe de isolamento B.

• Isolamento B – temperatura máxima de 130°C

• Isolamento F – temperatura máxima de 155°C

• Isolamento H – temperatura máxima de 180°C

 

PRINCIPAIS APLICAÇÕES

• Bombas

• Ventiladores

• Exaustores

• Transportadores

• Agitadores / misturadores

• Moinhos

• Compressores

• Secadores

• Máquinas operatrize

 

Fonte: Telmac