Dentro do ramo de instalações elétricas existe uma variedade de produtos e indicações de uso para cada um. Por isso é tão importante conhecer bem os produtos antes de iniciar um projeto que exija equipamentos de instalação elétrica.

Pensando nisso, preparamos um conteúdo completo que te ajudará a entender como escolher os melhores cabos de energia de acordo com o projeto delimitado para sua empresa. Boa leitura!

 

Tipos de cabos para instalações elétricas

Os cabos podem ser flexíveis ou rígidos. Normalmente são feitos de cobre ou alumínio e possuem acabamento de PVC, sendo utilizados para inúmeros tipos de instalações elétricas, já que são aplicáveis para residências, comércios e inclusive indústrias.

Aqui na Hollytec temos os cabos flexíveis 70º e 105º.

 

Cabo Flex 70º 750 V

Como condutor, faz parte dos fios de cobre eletrolítico nu, com encordoamento flexível classe 4 e têmpera mole, conforme NBR NM 280.

Na isolação, é composto por Termoplástico de cloreto de polivinila (PVC/A BWF 70°C), com propriedade de não propagação e auto extinção de chamas.

Sua norma de construção é a NBR NM 247-3, aplicada para cabos isolados com Cloreto de Polivinila (PVC) para tensões de 450/750V.

Sua aplicação é destinada para cabos para uso geral de baixa tensão, instalações internas fixas de força e luz, circuitos de edificações industriais, residenciais ou comerciais. Devido a sua flexibilidade também podem ser utilizados em painéis de comando, quadros de força, circuitos de sinalização e painéis elétricos industriais. Possuem características especiais quanto à não propagação e auto extinção de chamas.

Seu método de instalação recomendado é a NBR 5410, aplicada para eletrodutos embutidos ou aparentes, eletrocalhas, sobre isoladores ou canaletas.

 

Cabo Flex 105º 750V

Como condutor, também faz parte dos fios de cobre eletrolítico nu, com encordoamento flexível classe 4 e têmpera mole, conforme NBR NM 280.

Sua isolação é composta por Termoplástico de cloreto de polivinila (PVC/EB 105°C), com propriedade de não propagação e auto extinção de chamas.

Sua norma de construção é a NBR 9117, aplicada para condutores flexíveis ou não, isolados com policloreto de vinila (PVC/EB), para 105°C e tensões até 750V, usados em ligações internas de aparelhos elétricos.

Sua aplicação é destinada para cabos de uso específico de baixa tensão, indicados para ligações de “lides” de motores (Classe A), reatores, transformadores, luminárias, painéis de comando e ligações internas de equipamentos que trabalhem com temperatura de operação em regime permanente ou intermitente que não ultrapasse 105°C. Devido a sua flexibilidade também podem ser utilizados em painéis de comando, quadros de força, circuitos de sinalização e painéis elétricos industriais. Possuem características especiais quanto à não propagação e auto extinção de chamas.

Seu método de instalação recomendado é a NBR 5410, indicada para eletrodutos embutidos ou aparentes, eletrocalhas, sobre isoladores ou canaletas.

 

Conte com a Hollytec para ter o melhor tipo de cabo para seu projeto

Agora que você já sabe mais sobre os tipos de cabos e suas aplicações, ficou mais fácil de entender qual pode ser o ideal para o projeto que deseja realizar em sua empresa.

Claro, não se esqueça de sempre contar com um bom eletricista para te auxiliar, mas também lembre-se de contatar os melhores fornecedores de utensílios para instalação elétrica! 

Neste momento conte conosco da Hollytec! Estamos há anos no mercado levando excelência e qualidade para empresas e indústrias que necessitam de cabos e fios.

Fale com nossa equipe! E para acompanhar mais de nosso conteúdo, basta ficar de olho no blog. Até a próxima.